dia de campo

a
Esqueceu a senha?
Quero me cadastrar
     19/05/2024            
 
 
    
Milho  
Fim do estresse para milhos em regiões quentes
Dois novos híbridos resistentes a temperaturas elevadas e tolerantes à escassez de recursos hídricos chegam ao mercado
Ouça a entrevista Comente esta notícia Envie a um amigo Aponte Erros Imprimir  
Breno Fonseca
03/02/2011

As condições não são muito favoráveis. Os termômetros marcam valores elevados durante o verão. A escassez hídrica também não contribui muito. Porém, as baixas regiões do país ainda tem a solução para o plantio de milho durante os primeiros meses do ano. A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola (Coodetec) apresenta, nos dia 3 e 4 de fevereiro, durante o Dia de Campo da Coagro em Pérola d’Oeste (PR), os híbridos CD 384 Hx e CD 386 Hx, que apresentam genótipos diferenciados para solos arenosos.

O supervisor de vendas Charles Drummond Ayub, da Coodetec, explica que, normalmente, híbridos são adaptados a climas noturnos mais frescos. E esse é o diferencial dos produtos lançados: suportar o calor e apresentar, ao mesmo tempo, alta produtividade. Desenvolvidos a partir da tecnologia DT Herculex, utilizada para controle de lagartas, a resistência ao ataque de insetos acaba sendo feita naturalmente pela introdução do material nos próprios híbridos.

— A pesquisa desses dois tipos de milho começou há quatro ou cinco atrás. À medida que os materiais foram sendo selecionados, lançamos o CD 384 há quatro anos. Já este será o primeiro ano comercial do CD 386. Uma das características de ambos é a tolerância às principais doenças do milho, como a cercóspora, a polissora e até a mancha branca — exalta Charles, destacando que os visitantes do Dia de Campo ainda poderão ter acesso a outras sete modalidades de milho.

O destaque do híbrido CD 384 Hx é a sua funcionalidade para a elaboração de silagem. O supervisor de vendas comenta que isso é devido ao seu alto volume de massa verde associado à produção de grãos, o que confere qualidade à alimentação animal. Em regiões de clima quente, onde o nível de folhagem é baixo, o 384 é ideal. Charles Ayub ainda ressalta que o híbrido pode ser utilizado também na safrinha.

— Esses dois híbridos são exigentes, ou seja, são de médio a alto investimento. Devem ser colocados nas melhores áreas do produtor durante as melhores épocas de plantio. No verão, falamos em potencial produtivo em torno de 9 a 12 toneladas por hectare. Já na safrinha, esse número vai de 7 a 9 toneladas, sobretudo com o CD 384. O que poderíamos dizer é que os eles tem tido excelente aceitação no mercado, visto que, inclusive, temos tido dificuldade de atender a todos os pedidos em função da alta demanda desses produtos — finaliza Charles.

O Dia de Campo da Coagro será realizado na área de Marino Serafini, em Pérola d’Oeste, das 8 às 16 horas. Para maiores informações sobre os híbridos de milho, basta entrar em contato com a Coodetec pelo telefone (45) 3321-3500.

Clique aqui, ouça a íntegra da entrevista concedida com exclusividade ao Jornal Dia de Campo e saiba mais detalhes da tecnologia.
Aviso Legal
Para fins comerciais e/ou profissionais, em sendo citados os devidos créditos de autoria do material e do Jornal Dia de Campo como fonte original, com remissão para o site do veículo: www.diadecampo.com.br, não há objeção à reprodução total ou parcial de nossos conteúdos em qualquer tipo de mídia. A não observância integral desses critérios, todavia, implica na violação de direitos autorais, conforme Lei Nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, incorrendo em danos morais aos autores.
Ainda não existem comentários para esta matéria.
Para comentar
esta matéria
clique aqui
sem comentários

Conteúdos Relacionados à: Milhocultura
Palavras-chave

 
11/03/2019
Expodireto Cotrijal 2019
Não-Me-Toque - RS
08/04/2019
Tecnoshow Comigo 2019
Rio Verde - GO
09/04/2019
Simpósio Nacional da Agricultura Digital
Piracicaba - SP
29/04/2019
Agrishow 2019
Ribeirão Preto - SP
14/05/2019
AgroBrasília - Feira Internacional dos Cerrados
Brasília - DF
15/05/2019
Expocafé 2019
Três Pontas - MG
16/07/2019
Minas Láctea 2019
Juiz de Fora


 
 
Palavra-chave
Busca Avançada